giovedì 8 maggio 2014

Afirmação da própria ideologia


É preciso ter a coragem de afirmar as próprias ideias. Os próprios ideais. Expor a própria ideologia em público. Mesmo quando esta vai na corrente contrária.

Numa sociedade como a nossa, onde antes de expor a própria ideia somos obrigados a consultar a ideia da massa, é sempre mais difícil dizer o que se pensa, e por conseguinte sofremos a tendência de dizer o que os outros já disseram. Pensar o que os outros já pensaram. Em outras palavras, sofremos a tendência de sermos só mais um na sociedade e não fazer a diferença.

Com isso não quero dizer que devemos ser teimosos e persistir na afirmação de uma ideia que já se demonstrou errada, mas que devemos ser originais. Não ter medo de caminhar na corrente contrária. É através da afirmação de uma ideia contrária à ideia da sociedade que nascem novas teorias, capazes de mudar o curso da nossa história, ou até mesmo da história do mundo.

Do mesmo modo, é necessário também ter a coragem de admitir o erro, assim como a humildade em aceitar a ideia contrária mais consistente que a nossa. Só assim podemos ser originais com as nossas ideias e nalguns casos inovadores das ideias alheias.

D.M.

Nessun commento:

Posta un commento