giovedì 23 maggio 2013

Melancolia do Homem Que Pensa


O Homem Que Pensa vive na constante melancolia.

O Homem Que Pensa fica melancólico quando acorda, abre a janela do quarto e vê as pessoas a preocuparem-se somente com o superficial. Com o vazio. Quando vê pessoas que avaliam-se uns aos outros através do aspecto exterior, como o vestuário e da cor da pele. É como oferecer uma laranja a alguém e essa pessoa comer somente a casca e deitar as gomas. É como comer a película do rebuçado e deitar o rebuçado. O mesmo vê o Homem Que Pensa nas pessoas através da janela, que discriminam-se somente pelo que vêem no exterior.

O Homem Que Pensa gostaria de ter amigos. Divertir-se. Discotecas. Bebedeiras. Desafios. Mas a única coisa que o vê ao seu redor é um tremendo curto-circuito mental. Curto-circuito segundo o qual pior estão os outros, melhor estaremos nós.  O curto-circuito que faz com que se alguém no aeroporto na hora do check-in com um bilhete para a área executiva passa vendo que na área económica nao tem bicha, o estado de humor nao muda. Enquanto se ele ele vê que na área económica tem uma longa fila de pessoas, ele fica contente. Contente de saber que os outros estão a sofrer e ele não.

O Homem Que Pensa acha tudo banal. Tudo sem sentido. Tudo sem nexo. Acha que ou os homens estão todos loucos, ou ele é maluco. Então prefere fechar-se no seu quarto, com a sua melancolia, esperando encontrar um sentido na vida que parece que todos falará encontraram, só ele ainda não conseguiu encontrar. E vive na solidão.

"Existem dois modos para não sofrer o inferno no qual vivemos quotidianamente. O primeiro, que muitos conseguem facilmente: aceitar o inferno e fazer parte dele até ao ponto de não o notar mais. O segundo, é arriscado e requer muita atenção e aprendizagem contínua: procurar e saber reconhecer quem e qual, no meio do inferno, não é inferno, e o fazer durar, e dar-lhe espaço." Italo Calvino



D.M.

3 commenti:

  1. Deslandes, sempre a surpreender!
    Bonita reflexao.

    RispondiElimina
  2. Boa Reflexão
    No mundo em que vivemos, as vezes sem darmo-nos conta e sem querermos ja estamos e fazemos parte dos seus costumes e de suas maneiras de pensar.
    Mais o bom e o importante é olhar para dentro de nos procurar e voltar para a Essência do que é real, bom, puro,simples e natural.

    Bravo!! D.M.

    RispondiElimina